Carregando

Implantes Dentários

São dispositivos em titânio com função de substituir a raiz do dente perdido, e vão apoiar a futura prótese (que pode ser em resina ou porcelana). Os implantes podem substituir um ou mais dentes ao mesmo tempo e caso apresentem na instalação um torque desejável, já poderá ser preso o dente provisório no mesmo dia (carga imediata).

Protocolo sob Implantes

Mas o que é uma prótese protocolo sobre implantes?

Explicando de maneira simples, é uma dentadura fixa sobre implantes dentários. Essa prótese é fixada nos implantes através de parafusos, devolvendo principalmente função mastigatória. Por ser fixa, ou seja, o paciente não remove da boca em nenhum momento, ela devolve até 85% da eficiência mastigatória quando comparamos com a dentição natural. Com uma dentadura comum, essa eficiência cai para 20%.

Quem pode utilizar próteses protocolo?

Pacientes que já utilizam próteses totais (dentaduras) mas que não tem estabilidade, machucam, principalmente as inferiores; próteses parciais removíveis (pontes móveis).

Quais os passos para a reabilitação com implantes e prótese protocolo fixo?

O primeiro passo é fazer uma consulta de avaliação. Nessa consulta será feito o exame físico da condição bucal e perguntas sobre a saúde geral. Exames de imagem como radiografias, tomografias computadorizadas (para avaliação da condição óssea) e fotografias, além de exames laboratoriais como hemograma (exame de sangue), guias cirúrgicos, modelos digitais, podem ser solicitados.

Se o paciente estiver apto poderá fazer a cirurgia que envolve a instalação de implantes. O número de implantes depende da arcada (superior ou inferior) e da qualidade óssea do paciente.

Após o período de cicatrização de 4 à 8 meses (que vai depender das condições do paciente, do tipo de implante utilizado e do uso de enxerto ósseo) pode-se iniciar a confecção da prótese. Esta etapa exige algumas sessões para moldagens e provas da infraestrutura metálica e dos dentes, até que o conjunto esteja pronto para ser instalado na boca.

Quais são as principais vantagens da prótese protocolo?

A principal vantagem é poder se alimentar e sorrir com segurança e confiança pois a prótese protocolo é fixa e somente o cirurgião-dentista pode removê-la.

Vantagens:

  • É fixo – essa é a principal vantagem, devolvendo uma função próxima aos dentes naturais.
  • Não machuca a gengiva – as próteses protocolo não ficam apoiadas na gengiva como uma prótese convencional, por isso não machucam logo após a instalação.
  • • Estética – em protocolos fixos é possível a obtenção de uma estética muito satisfatória. Em protocolos cerâmicos (de porcelana) consegue-se uma estética muito próxima aos dentes naturais
  • Função – melhora a eficiência mastigatória
  • Agende sua consulta