Carregando

Ortodontia

A ortodontia é uma especialidade da Odontologia responsável pela correção e alinhamento dos dentes e ossos maxilares. Muito mais que estético, problemas bucais como dentes tortos, encavalados, com espaço entre eles ou oclusão (quando as partes superior e inferior não encaixam perfeitamente) podem causar danos na fala, dores de cabeça, mau hálito, gengivite, entre outros, fazendo-se necessário a consulta com um profissional da área.

Sua função é fundamental para que o desenvolvimento da arcada dentária e ossos da face possam se desenvolver corretamente. Em casos mais graves, o paciente sem acompanhamento ortodôntico pode sofrer perda dos dentes e até mesmo ter o crescimento anormal dos ossos maxilares.

Tipos de ortodontia

Por se tratar de uma especialidade ampla, a ortodontia possui três tipos: preventiva, interceptiva e corretiva. Cada uma para uma fase da vida e um tipo de problema

Ortodontia Preventiva

Como o nome sugere, essa área da Ortodontia evita problemas futuros com a dentição. Realizado na infância, até os 12 anos de idade, o dentista fará uma avaliação completa do desenvolvimento da arcada dentária da criança.

Durante esse processo, pode surgir a necessidade da utilização de um aparelho ortodôntico para prevenir problemas na vida adulta. Há casos em que se faz necessário a extração de dentes permanentes ou até mesmo cirurgias corretivas de deformidade do maxilar.

Ortodontia Interceptiva

Também realizada durante a infância, na maioria dos casos, é a especialidade que corrige deformidades orofaciais já existentes – ao contrário da preventiva. Esses problemas podem ocorrer por conta de hábitos como chupar o dedo, roer unhas, usar chupeta, ou até mesmo decorrentes de problemas respiratórios, posição incorreta da língua, entre outros. Por se tratar de um problema já desenvolvido, o tratamento é realizado com Cirurgia Ortognática.

Ortodontia Corretiva

O tipo de ortodontia mais conhecido entre as pessoas. Aqui, o dentista atua na correção de dentes e ossos com o auxílio dos famosos aparelhos – que possuem um tipo diferente para cada caso: fixo, móvel ou nivelador. Com esse tratamento, é possível fazer a movimentação dos ossos e dentes, proporcionando um sorriso bonito e saudável. Muitos adultos são beneficiados com a ortodontia corretiva, que ajuda na recuperação da autoestima.

Motivos para procurar um ortodontista

  • Problemas com a mordida.
  • Desalinhamento do centro da arcada superior com o centro da arcada inferior.
  • Falhas ou espaços entre os dentes.
  • Dentes a mais do que a arcada dentária suporta.
  • Dificuldade em higienizar os dentes devido à apinhamentos ou mal posicionamento.
  • Com a evolução da Ortodontia, é possível realizar tratamentos com muito mais segurança e rapidez. No entanto, é importante que o paciente compareça às consultas e siga as orientações do dentista para que o resultado seja satisfatório, tanto para sua saúde como para a estética.

    Agende sua consulta