Carregando

Ranger dentes

É um hábito involuntário de friccionar e ranger os dentes, em resposta a uma desordem funcional e está cada vez mais comum.

O que causa o bruxismo?

O bruxismo é normalmente causado por stress, ansiedade ou emoções negativas. Mas pode estar ligado a fatores hereditários ou a problemas de oclusão dental ou fechamento inadequado da boca.

Quando ocorre?

Normalmente a noite, durante o sono.

No que pode resultar?

Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes, quedas de restaurações e porcelanas. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula.

Quando é diagnosticado?

Somente alguns casos são diagnosticados precocemente. Pois a pessoa portadora desse hábito não sabe o barulho que faz e continua dormindo tranqüilamente. Em compensação, a companheira ou companheiro que dorme ao lado é quem dá o alarme.. Dor de cabeça, sensação de rosto cansado são alguns dos sintomas do ranger dos dentes, zumbidos e dores de ouvidoalém de dores no pescoço, na mandíbula e dor nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação. Estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono são outros sinais frequentes.

Tratamento do Bruxismo

Em geral, a proteção dos dentes é feita com a confecção de uma placa de acrílico. Devemos lembrar que é uma doença multifatorial que deve ser tratada em conjunto com profissionais da área da psicologia, ortodontia, periodontia, neurologia, entre outras,