Carregando

Extração de Siso

Quando é a hora de extrair?

O terceiro molar, conhecido como siso ou popularmente chamado de dente do juízo, pode aparecer na adolescência ou mesmo na fase adulta, as vezes passam despercebidos, mas na maioria dos casos requerem intervenção para extração pois a região é bem dificulta, principalmente quando está semi-erupcionado, dessa forma a probabilidade de cárie é maior, também pode ocorrer pericoronarite, que é a inflamação da gengiva ao redor do siso, movimentações dentárias, e outros mais graves, como reabsorção da raiz do dente do lado, formação de cistos. Em tratamentos ortodônticos é muito comum a indicação da extração do siso.

Mas afinal, todas as pessoas tem esses 4 dentes?

Não. Em muitos casos eles nunca se formam em outros casos ficam escondidos sob a gengiva e somente podem ser identificados com uma radiografia.

E, se nascer é necessário extrair?

Nem sempre, algumas pessoas tem espaço suficiente na mandíbula para os 4 dentes “extras”, e dessa forma não causam nenhuma alteração na mordida.

Tem idade certa para o procedimento?

O ideal é que os sisos sejam retirados assim que detectados que não estão bem posicionados, o ideal é ser extraído o quanto antes de formar as raízes para facilitar sua remoção.

Como é a recuperação?

Após a cirurgia, inchaços na face poderão aparecer e são tratados com bolsas de gelo e medicamentos prescritos pelo cirurgião responsável. Uma dieta leve e líquida também será necessária. Comidas frias e pastosas são indicadas. Além de enxagues bucais para manter a boca higienizada e auxiliar na cicatrização evitando infecções. Exercícios físicos devem ser evitados por alguns dias por risco de sangramentos. As consultas de acompanhamento devem ser seguidas rigorosamente.